
HISTÓRIA DA PIZZA
Registos históricos sugerem que já no antigo Egipto, Grécia e Roma se comiam pães planos muito semelhantes à massa de pizza atual. Os antigos Egípcios, por exemplo, tinham o hábito de celebrar o aniversário do Faraó com um pão plano de ervas aromáticas.
Heródotus – um historiador Grego – descreveu na suas obras receitas oriundas da Babilónia que são muito parecidas com a massa de pizza que estamos habituados a preparar hoje em dia. A palavra pizza pode ser uma derivação da palavra latina “picea” – que os romanos utilizavam para descrever pão escurecido no forno. Na pré-renascença de Nápoles, Itália, os camponeses costumavam preparar um pão plano coberto com queijo – Mozzarella – feito com leite de búfala que melhorou significativamente o sabor da pizza. Paralelamente, do Peru e do México começaram a chegar as primeiras plantas de tomate. Estavam reunidos os ingredientes-chave para uma boa pizza.
Em Nápole no século XIX, a pizza tornou-se uma comida extremamente popular, sobretudo devido ao facto da sua comercialização ter tido o apoio de vendedores ambulantes que percorriam as ruas com pequenos fogões onde preparavam a pizza na hora. Rapidamente a pizza ficou conhecida.